Através da reciclagem, os resíduos sólidos passam a ser visto de outra maneira, não como um final, mas como o início de um ciclo em que podemos preservar o meio ambiente, a participação consciente e a transformação de hábitos (MARODIN; MORAIS, 2004, p. 3).
Nesta perspectiva, a EA tem uma importância fundamental, pois permite a solução de vários problemas em nossa vida e novas ideias para a comunidade. Em concordância com essa ideia Zuben, (1998), afirma que o projeto da coleta seletiva nas escolas é importante, pois incentiva os estudantes a separarem os resíduos descartados, levando esse hábito para suas casas.
Considerando que:
Uma das principais alternativas para diminuir o problema do lixo é a reciclagem. No Brasil apenas 2 % dos municípios possuem programas de coleta seletiva. Uma das vantagens dela é o desafogamento e aumento da vida útil dos aterros sanitários e o envolvimento da população, significando uma conscientização ambiental na sociedade. (ZUBEN, 1998, p. 54).
Dessa forma, a EA necessita ser incorporada desde a Educação Infantil, com projetos na sala de aula construindo conhecimentos sobre a temática com os estudantes. Neste aspecto Britto (2000) destaca que, a escola é o ambiente mais propício para a abordagem de temas relativos à ecologia, saúde, higiene, preservação do meio ambiente e cidadania. Já, Rodrigues e Cavinatto (1997), consideram que a maior aliada dos programas de reciclagem é a coleta seletiva de resíduos. As pessoas devem ser bem orientadas, separando corretamente os materiais que podem ser usados na reciclagem, como papel, vidros, plásticos e metais.
Nesse sentido, foi desenvolvida uma pesquisa em uma escola de São Paulo em que por três dias os estudantes coletaram os resíduos produzidos nas salas de aula, no pátio, na cozinha e nos banheiros, separando os diferentes tipos de materiais e quantificando cada um deles. No final desse período, foi possível avaliar a composição desses resíduos produzidos nos diversos setores do estabelecimento.
Portanto, os benefícios obtidos no processo da reciclagem de resíduos são significativos para a sociedade, para a economia do país e, principalmente, para a natureza. O planeta não suporta mais o ritmo de exploração ambiental que o homem impôs a ele. Por isso, a Educação Ambiental é fundamental na tentativa de sensibilizar os estudantes, como a sociedade em geral, da importância da preservação dos recursos naturais e da necessidade de mudança de hábitos visando à conservação do Meio Ambiente.
Referências
BRITTO, C. Educação e Gestão Ambiental. Salvador: Ministério do Meio Ambiente, 2000.
MARODIN, V. S, MORAIS, G. A. Educação Ambiental com os temas geradores de lixo e água e a confecção de papel reciclável artesanal. Anais do 2º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. Belo Horizonte. UEMS, 2004. 7 p.
RODRIGUES, F. L, CAVINATTO, V. M. Lixo. De onde vem? Para onde vai? São Paulo: Moderna. 1997
ZUBEN, F. V. Meio Ambiente, Cidadania e Educação. Departamento de Multimeios. Unicamp. Tetra Pak Ltda. 1998..
Nenhum comentário:
Postar um comentário