Tema: Desenvolvimento de atividades a partir do documentário “O lixo nosso de cada dia” e o descarte de resíduos
Disciplinas Envolvidas: Ciências.
Objetivo: Sensibilizar os estudantes, a partir do documentário “O lixo nosso de cada dia”, com a produção e destinação do lixo e impacto social da produção, a partir da perspectiva crítica da educação ambiental.
Buscar a aprendizagem dos conceitos científicos de forma interdisciplinar com conteúdos que visam discussões históricas, ambientais e sociais, de forma que os estudantes reflitam sobre a realidade presente em nossa sociedade.
Sensibilizar os educandos sobre o acúmulo de resíduos no planeta e o quão prejudicial pode ser para o meio ambiente e para todos os seres vivos que o constituem se houver o descarte incorreto de resíduos.
Incentivar o descarte correto dos resíduos, sendo eles orgânicos, sólidos e químicos. Bem como o sugerir a aquisição de uma segunda lixeira dentro de casa para que cada estudante e familiares iniciam o hábito de separar o lixo em suas residências.
Problematização: O descarte incorreto dos resíduos sólidos pode acarretar em ilhas de lixo em rios, prejudicando a sobrevivência da fauna e da flora em diversas regiões, do mesmo modo, o descarte incorreto pode acarretar na proliferação de insetos vetores de doenças. Sem contar que o mesmo pode chegar aos oceanos e desequilibrar o ecossistema. E uma das ações corretivas é a reciclagem, mas para reciclar, é necessário separar os materiais a partir da coleta seletiva que é um sistema de recolhimento de materiais recicláveis. (PIMENTEL et al., 2011).
Segundo Kobarg (2004), a reciclagem é o resultado de uma série de atividades, as quais os materiais se tornariam descartáveis, no entanto, são separados, coletados e processados para serem utilizados como matéria prima, ou seja, novos produtos, trazendo-os de volta ao ciclo produtivo se tornando uma forma de minimizar os problemas provenientes do lixo, contribuindo para com o meio ambiente. Dessa forma, a reciclagem torna-se uma poção a partir do momento em que os resíduos sólidos não podem mais ser reaproveitados.
Proposta:
Sugere-se que, inicialmente, seja problematizado com os estudantes os tipos de resíduos que produzimos diariamente, qual o seu tempo de decomposição, quais materiais são reutilizáveis e os não reutilizáveis, bem como a maneira correta de descarte. Isto porque o documentário discorre acerca desta temática, da mesma forma, visa preparar o estudante para que o mesmo consiga obter conhecimentos prévios e estabelecer relações.
Após a problematização pode-se encaminhar a prática para a exibição do documentário “O lixo nosso de cada dia”. Produzido em 2019, o documentário possui 38 minutos de duração, ele traz depoimentos de membros de cooperativas de reciclagem, representantes do poder público, estudantes, biólogos, catadores informais, dentre outros que conduzem a narrativa do mesmo. A obra busca aumentar a reflexão sobre o tema ambiental, abordando a relação que a população de São José do Rio Preto tem com o lixo, uma realidade que se repete Brasil afora. (CICLO VIVO, 2020)
Tabela 1: Tempo de decomposição de alguns materiais utilizados no dia a dia.
Fonte: https://www.portalsaofrancisco.com.br/meio-ambiente/reciclagem.
Tabela 2: Materiais recicláveis e não recicláveis.
Fonte: https://www.portalsaofrancisco.com.br/meio-ambiente/reciclagem.
Você sabe como descartar o lixo corretamente?
Figura 1: Descarte correto do lixo.
Fonte:https://www.larplasticos.com.br/lixeiras-de-coleta-seletiva-descarte-apropriado-para-diferentes-tipos-de-lixos.
Vermelho é para descarte de plástico
Azul é para descarte de papel
Verde é para descarte de vidro
Marrom é para descarte do orgânico
Amarelo é para descarte de metal
Exibição do documentário
Após exposição do documentário, responda às seguintes questões:
a- Na sua opinião, é importante fazermos a coleta seletiva? Por quê?
b- O que são resíduos sólidos? A coleta seletiva é uma alternativa?
c- O que dificulta a reciclagem dos resíduos sólidos?
d- Qual o seu papel enquanto consumidor/ser humano sobre o resíduo sólido?
Após os estudantes responderem as questões, sugere-se que sejam feitas discussões acerca do documentário, ouvindo suas opiniões e se de alguma forma ele agregou em seu aprendizado. Em seguida propõe-se que cada estudante leia sua resposta, lembrando que, não existem respostas erradas, pois cada estudante responderá de acordo com o contexto em que vive. Além disso, nesse momento, o educador ou educadora pode solicitar para que os estudantes respondam se em casa é feita a coleta seletiva, para então enfatizar a sua importância.
Referências:
PIMENTEL, A. K. S.; ARAUJO, K. K.; ROCHA , M. V. Coleta seletiva em uma empresa de limpeza pública de Maceió (AL). Revista Partes. Maceió, 2011.
KOBARG, L. C. Reciclagem. Universidade Federal de Santa Catarina, 2004.
OLSEN. N. Documentário “O Lixo Nosso de Cada Dia” tem estreia online. Ciclo Vivo. 4 jun. 2020. Disponível em: https://ciclovivo.com.br/fique-ligado/documentario-o-lixo-nosso-de-cada-dia-tem-estreia-online/. Acesso em: 04 out. 2021.
Publicado por Letícia Barbieri Martins, cujos autores são João Vitor Bocacio, Letícia Barbieri Martins e Sabrina Rakowski dos Santos. Desenvolvido no Estágio Curricular Supervisionado: Educação não-formal, orientado pela Professora Doutora Rosemar Ayres dos Santos.
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