segunda-feira, 18 de outubro de 2021

9ª publicação- Prática Educativa: Desenvolvimento de atividades a partir do documentário “O lixo nosso de cada dia” e o descarte de resíduos

 Tema: Desenvolvimento de atividades a partir do documentário “O lixo nosso de cada dia” e o descarte de resíduos

Disciplinas Envolvidas: Ciências.

Objetivo: Sensibilizar os estudantes, a partir do documentário “O lixo nosso de cada dia”, com a produção e destinação do lixo e impacto social da produção, a partir da perspectiva crítica da educação ambiental. 

Buscar a aprendizagem dos conceitos científicos de forma interdisciplinar com conteúdos que visam discussões históricas, ambientais e sociais, de forma que os estudantes reflitam sobre a realidade presente em nossa sociedade.

Sensibilizar os educandos sobre o acúmulo de resíduos no planeta e o quão prejudicial pode ser para o meio ambiente e para todos os seres vivos que o constituem se houver o descarte incorreto de resíduos.

Incentivar o descarte correto dos resíduos, sendo eles orgânicos, sólidos e químicos. Bem como o sugerir a aquisição de uma segunda lixeira dentro de casa para que cada estudante e familiares iniciam o hábito de separar o lixo em suas residências.

Problematização: O descarte incorreto dos resíduos sólidos pode acarretar em ilhas de lixo em rios, prejudicando a sobrevivência da fauna e da flora em diversas regiões, do mesmo modo, o descarte incorreto pode acarretar na proliferação de insetos vetores de doenças. Sem contar que o mesmo pode chegar aos oceanos e desequilibrar o ecossistema. E uma das ações corretivas é a reciclagem, mas para reciclar, é necessário separar os materiais a partir da coleta seletiva que é um sistema de recolhimento de materiais recicláveis. (PIMENTEL et al., 2011).

Segundo Kobarg (2004), a reciclagem é o resultado de uma série de atividades, as quais os materiais se tornariam descartáveis, no entanto, são separados, coletados e processados para serem utilizados como matéria prima, ou seja, novos produtos, trazendo-os de volta ao ciclo produtivo se tornando uma forma de minimizar os problemas provenientes do lixo, contribuindo para com o meio ambiente. Dessa forma, a reciclagem torna-se uma poção a partir do momento em que os resíduos sólidos não podem mais ser reaproveitados.

Proposta:

Sugere-se que, inicialmente, seja problematizado com os estudantes os tipos de resíduos que produzimos diariamente, qual o seu tempo de decomposição, quais materiais são reutilizáveis e os não reutilizáveis, bem como a  maneira correta de descarte. Isto porque o documentário discorre acerca desta temática, da mesma forma, visa preparar o estudante para que o mesmo consiga obter conhecimentos prévios e estabelecer relações.

Após a problematização pode-se encaminhar a prática para a exibição do documentário “O lixo nosso de cada dia”. Produzido em 2019, o documentário possui 38 minutos de duração, ele traz depoimentos de membros de cooperativas de reciclagem, representantes do poder público, estudantes, biólogos, catadores informais, dentre outros que conduzem a narrativa do mesmo. A obra busca aumentar a reflexão sobre o tema ambiental, abordando a relação que a população de São José do Rio Preto tem com o lixo, uma realidade que se repete Brasil afora. (CICLO VIVO, 2020)

Tabela 1: Tempo de decomposição de alguns materiais utilizados no dia a dia.

Materiais

Tempo de decomposição

Jornais

De 2 a 6 semanas.

Embalagem de papel

De 3 a 6 semanas

Fósforos e pontas de cigarros

2 anos

Chiclete

5 anos

Nylon

30 anos

Tampas de garrafas

150 anos

Latas de alumínio

De 200 a 500 anos

Isopor

400 anos

Plásticos

450 anos

Fralda descartável comum

450 anos

Vidro

1.000.000 (um milhão) de anos

Fonte: https://www.portalsaofrancisco.com.br/meio-ambiente/reciclagem.

Tabela 2: Materiais recicláveis e não recicláveis.

Reciclável

Não reciclável

Papel

Jornais e revistas

Fitas adesivas

Folhas de caderno

Papel carbono

Caixas de papel

Papéis sanitários

Cartazes

Papéis metalizados


Guardanapos


Fotografias

Plásticos

Garrafas de refrigerantes 

Cabo de panela

Embalagens de produtos de limpeza

Tomadas

Copinhos de café

Embalagens de biscoito

Embalagem de margarina, canos e tubos

Misturas de papel, plásticos e metais

Sacos plásticos em geral


Metal

Latinhas de alumínio (como as de refrigerante)

Pilhas

Panelas

Esponjas de aço (usadas para lavar louça)

Pregos

Clips

Arames

Grampos

Latinhas de aço (óleo, salsicha)


Vidro

Garrafas de todos os tipos

Espelhos

Copos

Lâminas

Potes

Porcelana

Frascos

Cerâmica

Fonte: https://www.portalsaofrancisco.com.br/meio-ambiente/reciclagem.

Você sabe como descartar o lixo corretamente?

Figura 1: Descarte correto do lixo.

Fonte:https://www.larplasticos.com.br/lixeiras-de-coleta-seletiva-descarte-apropriado-para-diferentes-tipos-de-lixos.

  • Vermelho é para descarte de plástico

  • Azul é para descarte de papel

  • Verde é para descarte de vidro

  • Marrom é para descarte do orgânico

  • Amarelo é para descarte de metal


Exibição do documentário

Após exposição do documentário, responda às seguintes questões:

a- Na sua opinião, é importante fazermos a coleta seletiva? Por quê?

b- O que são resíduos sólidos? A coleta seletiva é uma alternativa?

c- O que dificulta a reciclagem dos resíduos sólidos?

d- Qual o seu papel enquanto consumidor/ser humano sobre o resíduo sólido?


Após os estudantes responderem as questões, sugere-se que sejam feitas discussões acerca do documentário, ouvindo suas opiniões e se de alguma forma ele agregou em seu aprendizado. Em seguida propõe-se que cada estudante leia sua resposta, lembrando que, não existem respostas erradas, pois cada estudante responderá de acordo com o contexto em que vive. Além disso, nesse momento, o educador ou educadora pode solicitar para que os estudantes respondam se em casa é feita a coleta seletiva, para então enfatizar a sua importância.


Referências:

PIMENTEL, A. K. S.; ARAUJO, K. K.; ROCHA , M. V.  Coleta seletiva em uma empresa de limpeza pública de Maceió (AL). Revista Partes. Maceió, 2011.

KOBARG, L. C. Reciclagem. Universidade Federal de Santa Catarina, 2004.

OLSEN. N. Documentário “O Lixo Nosso de Cada Dia” tem estreia online. Ciclo Vivo.  4 jun. 2020.  Disponível em: https://ciclovivo.com.br/fique-ligado/documentario-o-lixo-nosso-de-cada-dia-tem-estreia-online/. Acesso em: 04 out. 2021.



Publicado por Letícia Barbieri Martins, cujos autores são João Vitor Bocacio, Letícia Barbieri Martins e Sabrina Rakowski dos Santos. Desenvolvido no Estágio Curricular Supervisionado: Educação não-formal, orientado pela Professora Doutora Rosemar Ayres dos Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário