ENSINO DE PALEONTOLOGIA: UMA ESTRATÉGIA NÃO FORMAL DE EDUCAÇÃO
Autores: Angélica Tomé Martins, Carlos Eduardo Espíndola Mello, Daniele Andrade Schmitz, Eduarda da Silva Lopes, Felipe Kreuz Machado.
O
grupo
de acadêmicos do componente curricular Estágio Supervisionado em
Educação Não-Formal do curso de licenciatura em Ciências
Biológicas da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus
Cerro Largo/RS desenvolveu
atividades que
têm como objetivo trabalhar com ensino de paleontologia e trazê-lo
para mais perto dos estudantes, por meio da construção de réplicas
de fósseis coletadas na região. Tais réplicas foram produzidas e
contaram com a mistura de diversas técnicas artísticas, como a
escultura e a pintura por meio da paleoarte. As mesmas farão parte
de um kit paleontológico que ficará no laboratório de ensino da
Universidade, disponível para uso mediante tarefas orientadas por
professores durante atividades de estágio na educação básica ou
atuação em projetos e programas de inserção de futuros
professores nas escolas da região. Construímos um modelo de
esqueleto de velociraptor com o intuito de proporcionar uma melhor
visualização da morfologia deste representante para estudo da
evolução biológica. Esse material servirá para aproximar os
estudantes da educação básica à paleontologia, à aspectos
culturais e históricos da formação da região no que diz respeito
à
geologia, ao estudo da evolução biológica e da ecologia ao longo
do tempo.
Acesso em: <https://drive.google.com/open?id=1sj9B-ybk2kOAooMlbHnl6u94RcivoJG0.
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