quinta-feira, 6 de dezembro de 2018


ENSINO DE PALEONTOLOGIA: UMA ESTRATÉGIA NÃO FORMAL DE EDUCAÇÃO

Autores: Angélica Tomé Martins, Carlos Eduardo Espíndola Mello, Daniele Andrade Schmitz, Eduarda da Silva Lopes, Felipe Kreuz Machado.

O grupo de acadêmicos do componente curricular Estágio Supervisionado em Educação Não-Formal do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Cerro Largo/RS desenvolveu atividades que têm como objetivo trabalhar com ensino de paleontologia e trazê-lo para mais perto dos estudantes, por meio da construção de réplicas de fósseis coletadas na região. Tais réplicas foram produzidas e contaram com a mistura de diversas técnicas artísticas, como a escultura e a pintura por meio da paleoarte. As mesmas farão parte de um kit paleontológico que ficará no laboratório de ensino da Universidade, disponível para uso mediante tarefas orientadas por professores durante atividades de estágio na educação básica ou atuação em projetos e programas de inserção de futuros professores nas escolas da região. Construímos um modelo de esqueleto de velociraptor com o intuito de proporcionar uma melhor visualização da morfologia deste representante para estudo da evolução biológica. Esse material servirá para aproximar os estudantes da educação básica à paleontologia, à aspectos culturais e históricos da formação da região no que diz respeito à geologia, ao estudo da evolução biológica e da ecologia ao longo do tempo.

Acesso em: <https://drive.google.com/open?id=1sj9B-ybk2kOAooMlbHnl6u94RcivoJG0.

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