segunda-feira, 18 de outubro de 2021

5ª publicação- Prática Educativa: Possibilidades de solução para os resíduos sólidos

 Tema: Possibilidades de solução para os resíduos sólidos  

Disciplinas Envolvidas: Ciências: Ensino Fundamental. 

Objetivo:  Sensibilizar os estudantes sobre os impactos causados pelo descarte inadequado do  dos resíduos sólidos no ambiente

Discutir sobre a importância da separação e posterior reciclagem de resíduos.

Problematização: O consumo exagerado de produtos sem real necessidade e o descarte incorreto do “lixo” vem trazendo sérios impactos ao meio ambiente.

Proposta: Atividade 1

5) a) Formação de um grande grupo, sentados em suas cadeiras com suas respectivas cadeiras, formando um círculo;

b) Exposição de resíduos sólidos no meio do grande grupo (o lixo deverá ter materiais que se sub-agrupam e que contenham o mesmo número que os participantes, por exemplo: 5 tampas plásticas, 5 garrafas PET, 5 caixas de suco longa vida, 5 potes de vidro, 5 copos descartáveis).

c) A sala já deverá estar previamente preparada com o material descrito anteriormente;

d)  Nesse momento, com os estudantes em círculo,  inicia-se a aula com um texto reflexivo sobre coleta correta de resíduos,  de escolha do/a professor/a, podendo ser uma notícia, artigo ou história sobre o assunto “Lixo”, como por exemplo " o Brasil é o 4° produtor de lixo plástico no mundo e recicla apenas 1%". Podendo fazer uso de uma música calma para o fundo da leitura.

e) Propor a observação dos resíduos que está à frente, no centro do grupo;

f) Cada participante é convidado a escolher um dos resíduos;

g) Distribuição em grupos de acordo com o “lixo” escolhido – o grupo das tampinhas, o grupo das garrafas, etc...

h) Levantar as seguintes questões para análise em grupo, na qual os estudantes farão uma breve pesquisa em livros, internet, …, e anotar os dados em seu caderno.

- Tempo de decomposição;

- Impacto causado pela produção da embalagem;

- Análise do rótulo da embalagem;

- Qual o slogan do produto e apelo publicitário;

- Qual seria a opção para a reutilização do material?

i) Apresentação e discussão das análises com propostas de solução no grande grupo, tendo como referência as pesquisas por eles realizadas, por meio da leitura dos dados coletados ou outra forma de apresentação por eles definida.  


Referências:

ADAMS, Berenice. Sugestões de educação ambiental. Q.Divertido. Disponível em:https://qdivertido.com.br/verartigo.php?codigo=2 Acesso em: 15 set. 2021.



Publicado por Letícia Barbieri Martins, cujos autores são João Vitor Bocacio, Letícia Barbieri Martins e Sabrina Rakowski dos Santos. Desenvolvido no Estágio Curricular Supervisionado: Educação não-formal, orientado pela Professora Doutora Rosemar Ayres dos Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário